Sindicato dos Urbanitários realiza festa dedicada ao Dia do Trabalhador

No último dia 13 de maio, a diretoria do Sindicato dos Urbanitários do Acre realizou um jantar dançante aos associados em comemoração ao Dia do Trabalhador. A confraternização foi realizada no salão de festa da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

De acordo com o presidente da entidade, Fernando Barbosa, a intenção da festa é unir toda a categoria para um momento de confraternização e também mostrar aos trabalhadores o que o sindicato tem feito para combater os projetos de privatizações do setor elétrico e do saneamento básico e das reformas trabalhistas e da Previdência.

“É um momento de confraternizar, mas também de mostrar aos nossos associados como está o atual momento político no Brasil. O sindicato tem realizado diversos debates sobre os projetos de privatizações e também das reformas. Temos que nos unir para lutar em favor do nossos direitos”, disse o presidente.

O presidente ressaltou a importância da união dos trabalhadores urbanitários na luta contra as reformas trabalhistas, que caso seja aprovado, vai tirar diversos direitos do trabalhador que foram conquistados com muita luta nos anos passados.

“Hoje temos aqui o trabalhador e sua família e isso é importante para que essa mensagem cheguem até os familiares. Caso esse projeto seja aprovado vai mudar a vida de todos nós para pior. Por isso é importante o envolvimento de todos no combate contra esses projetos do Governo Federal”, afirmou Barbosa.

Na visão de Barbosa esses projetos de privatizações do setor elétrico e do saneamento básico tem com intuito prejudicar o trabalhador e para satisfazer uma elite dominante, que são os grandes empresários, com o objetivo de se apoderar dos bens públicos e primordiais à população como a energia e a água e esgoto.

Já o secretário-geral dos Urbanitários, Marcelo Jucá, salientou que além da homenagem a esses trabalhadores é um momento de debater a situação que classe vem atravessando com uma possível privatização da energia e do saneamento básico.

Jucá lembrou ainda que o atual presidente da República tem uma grande rejeição e quer, a todo momento, passar por cima da opinião público tentando e aprovando projetos que não são de interesse dos trabalhadores e sim de grandes empresários.

“O sindicato a todo momento vem debatendo com seus trabalhadores a que vai acontecer caso todos esses projetos sejam aprovados. Nós, trabalhadores, não podemos aceitar. Temos que ir as ruas e lutar por nossos direitos que foram conquistados com muito suor pelos nossos antepassados”, disse Jucá.

Se privatizar a situação vai piorar

Mesmo com todas as campanhas e debater promovido pelos sindicatos ainda existe funcionários e população querendo a privatização achando que a situação irá melhorar, mas de acordo com Jucá, a tendência é piorar ainda mais.

“O que o empresário buscar na sua empresa? O lucro. Então, na visão deles, para ser ter lucro deve fazer corte de gastos e aí é que entra os trabalhadores e as condições de trabalho. Vai começar a ter demissões e a precarização dos serviços vão piorar ainda mais”, disse.

Outra preocupação do sindicato é em relação aos municípios que ainda não tem o sistema integrado de energia, que é o caso de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e o restante das cidade da região do Juruá. Para Jucá esses municípios vão atravessar o pior momento da história. Se a energia já é de péssima qualidade irá piorar ainda mais.

“Temos municípios da região do Juruá que tem uma despesa maior que a receita. Será que o empresário irá bancar esse prejuízo?. Claro que não. A população que vai sofrer com o descaso. Além dos projetos sociais como o Luz para Todos e a Tarifa Social que estarão com seus dias contados”, concluiu.

Entrega de prêmios aos filiados

Durante a festa, o Sindicato dos Urbanitários do Acre fez um sorteio de três prêmios em dinheiro para os trabalhadores filiados que estão em dia com a entidade.

Para o secretário financeiro dos Urbanitários, Mauro Bezerra, os prêmios é uma forma de agradecer e premiar a esses trabalhadores que estão na chuva e sol tentando levar aos lares acreanos uma melhor qualidade de vida.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *