Urbanitários fazem ato no Dia Mundial da Água

Alcinete Gadelha – Jornal Opinião

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a diretoria do sindicato dos Urbanitários se reúne em ato, no Terminal Urbano de Rio Branco para levar conscientização às pessoas sobre a importância da água no planeta.

De acordo com o presidente do sindicato, Fernando Barbosa, o que eles buscam nesta data é através de material impresso dar esse alerta, principalmente, através do contato direto com palavras de ordem para que todos estejam envolvidos em uma causa comum.

“Nós ainda vivemos em uma situação privilegiada, mas pela forma como a gestão pública trata os nossos mananciais é uma situação que as próximas gerações podem não ter a mesma sorte que a gente tem”, afirma.

Além disso, Barbosa afirma que é necessário se preocupar não só com a água, mas com a negociação que querem fazer. “Para nós água é fonte de vida, e não um negócio como os governos tentam fazer com a possível privatização das companhias.”

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Desde então, a cada ano, leva-se à discussão temas relacionadas a este bem natural.

Neste ano a pauta nacional é a privatização que é prevista para acontecer em pelo menos 18 estados brasileiros. As preocupações vão desde a qualidade dos serviços de água e esgoto, quanto a taxas que o consumidor tem que pagar que uma privatizada é possível que aumente o valor, segundo pondera o presidente do sindicato.

A preocupação levou a uma reunião nacional, recentemente em Brasília, conduzida pela Federação Nacional dos Urbanitários para buscar ações que impeçam ou pelo menos retardem o processo de privatização.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *