No Dia Mundial da Água, sindicato faz ato contra privatização em Rio Branco

Sindicato dos Urbanitários fez ato em frente ao Terminal Urbano, na capital.
Dia Mundial da Água é celebrado nesta quarta-feira (22).

Sindicalistas entregaram panfletos no Centro de Rio Branco (Foto: Aline Nascimento/G1)
Sindicalistas entregaram panfletos no Centro de Rio Branco (Foto: Aline Nascimento/G1)

O Sindicato dos Urbanitários do Acre fez um protesto em frente do Terminal Urbano, no Centro de Rio Branco, contra a privatização das empresas de saneamento básico. O ato ocorreu no Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22).

Ao G1, o Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) informou que, por se tratar de uma discussão de âmbito federal, não vai se manifesar sobre o assunto e aguarda a decisão do governo federal.

O governo federal pretende privatizar várias empresas de saneamento de água e esgoto por meio do Programa de Parceria de Investimento (PPI). Em novembro de 2016, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) anunciou que 18 estados formalizaram a decisão de aderir ao programa de concessão, entre eles o Acre.

O presidente do sindicato, Fernando Barbosa, disse que foram distribuídos panfletos sobre o projeto do governo federal e como ele vai prejudicar o abastecimento dos estados. Outros sindicatos foram convidados para o ato, segundo  o presidente, mas apenas os urbanitários estiveram presentes no Centro de Rio Branco.

“Estamos aqui dando o recado e alertando a população sobre a manutenção dos nossos mananciais, sobre o esgoto que é jogado nos mananciais de Rio Branco. Um exemplo negativo disso é a poluição do Rio São Francisco e do próprio Rio Acre”, ressaltou.

 

Fonte G1

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *